terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TAG: Descobrindo novos blogs

Diminuí o ritmo nas últimas semanas, mas juro que não morri. É que o número de posts nos rascunhos é tão grande que eu nem penso em escrever mais, risos.

Mas vamos lá.

Quem me indicou a essa tag foi a lindona da Beca, do Café de Beira de Estrada

Regras

→ Agradecer a indicação, colocando o nome e o blog da pessoa que te indicou;
→ Responder às perguntas abaixo;
→ Indicar até 10 blogueiros para responderem a TAG e avisá-los do convite;
→ Formular 10 perguntas para os blogueiros responderem;
→ Deixar o link da TAG respondida nos comentários.

Perguntas que recebi

1. Qual é a sua bebida favorita?
Coca cola, provavelmente. Nos últimos dias eu só tenho bebido coca e água.
2. Se o mundo fosse acabar amanhã, o que você faria agora?
Mandaria a real pro crush HAHAHA. Se o mundo vai acabar, não tenho nada a perder, né?
 
3. Que música melhor te define?
Nunca parei para pensar nisso, na verdade. Minha música preferida de todos os tempos é Payphone, do Maroon 5, mas não tenho certeza se é a que melhor me define.
4. O quão fácil é te fazer sorrir?
Qualquer piada boba e vídeo de cachorrinhos me faz sorrir.
5. Como seria o relacionamento dos teus sonhos?
Estável, em que a confiança nunca é abalada e o respeito é mútuo. De preferência uma relação que não me deixe ansiosa para ver a pessoa como se sempre pudesse ser a última vez, mas sim algo que me dê a sensação de que nós podemos passar dias sem nos ver que as coisas continuarão iguais.
6. Se você pudesse dar vida a um único personagem da ficção, qual seria?
A Jinx, de Sorte ou Azar. Renderia umas conversas legais.
7. Qual foi o melhor presente que você já recebeu?
Meu cachorro.
8. Qual o seu talento secreto?
Não tenho nenhum que seja secreto haha
9. O que te tira do sério?
Falsidade e a palavra "pala".
10. O que é felicidade para você?
Estar tão bem que qualquer coisa me faz dar risada e as horas parecem passar voando.

Perguntas feitas por mim

1. Qual personagem de qual série/filme é mais parecido com você?
2. Se você pudesse reviver 3 momentos da sua vida, quais seriam eles?
3. Uma coisa que você sente falta.
4. Uma coisa que você fica feliz ao lembrar que já acabou.
5. Qual sua comida preferida?
6. Se você tivesse a oportunidade de passar um dia com uma pessoa (famosa/distante), quem seria?
7. Se você só pudesse ouvir um artista pelo resto da sua vida, qual seria?
8. Um lugar que você gostaria de poder visitar.
9. Um livro que você nunca vai conseguir vender/doar.
10. Uma memória que você gostaria de poder deletar.

Indicados 

Como eu não conheço 10 blogs que ainda não tenham respondido a tag, não vou conseguir indicar. Fica aqui em aberto para todos os leitores que quiserem participar, é só deixar nos comentários o link do blog/postagem.

Beijão!
 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Precisamos falar sobre adolescência (e as tentativas de corrompê-la)

É de conhecimento geral a declaração polêmica feita pelo (agora) ex-BBB Laércio a respeito de namorar meninas de 16 e 17 anos. Na casa, a única participante a falar algo sobre isso foi Ana Paula, fato que não foi bem-recebido por quase ninguém de dentro (e fora) do programa.

Eu obtive dois tipos de reação quando contei esse fato para as pessoas. Algumas me disseram "que nojo, ele é pedófilo"; e outras responderam "e ele gostar de mulher mais nova o torna pedófilo?" (infelizmente, não, eu não respondi que uma das "mulheres mais novas" tem a minha idade).

Não sei se é porque adultos gostam de fingir que nunca foram adolescentes e preferem ignorar a parte do cérebro que lembra como era a fase, ou se é porque eles realmente não lembram como era, mas o negócio é: ninguém parece se tocar de como isso afeta as meninas em questão.

(Friendly reminder: o que eu estou prestes a fazer não é uma análise psicológica profissional, apenas uma análise feita por alguém que está passando pela adolescência e sabe qual a sensação.)

Adolescência é uma fase de transição. Ao mesmo tempo que ainda temos uma cabeça um tanto quanto infantil, sentimos a necessidade de agir com uma maturidade que às vezes nem mesmo existe. Essa necessidade não parte unica e exclusivamente de nós. Ela surge quando tudo ao nosso redor cobra de nós um comportamento mais maduro.

Começa a cobrança para pensar no futuro. Vestibular, ENEM, faculdade. Emprego. O que você quer ser quando crescer? O que pretende fazer quando sair da escola? Se não souber, eu te indico uns testes vocacionais. Você vai à feira de profissões desse ano? Você combina com Direito. Você devia fazer arquitetura. Tem certeza? Medicina não faz muito sua cara, não. Quer ser professor? Isso não dá dinheiro. 

É cobrado de um adolescente de 17 anos que ele saiba o que pretende ser durante o resto da sua vida. Um adolescente, que ainda precisa estar acompanhado de um maior de idade para entrar em alguns shows e festas. Que ainda precisa de autorização para viajar. Que precisa pedir permissão para ir ao banheiro.

Essa cobrança faz com que o adolescente sinta que precisa se mostrar maduro. Precisa mostrar que é adulto, resolvido e dono da própria vida, que sabe o que está fazendo e sabe como agir e lidar com as consequências. Mas, como eu já disse ali em cima, é uma fase de transição. A cabeça infantil ainda está presente.

Durante a sua adolescência, pense em quantas vezes você não foi influenciado por outras pessoas. Seu posicionamento político partia das suas próprias pesquisas ou da opinião dos seus pais? Você costumava gostar (ou desgostar) de alguém com base no que terceiros te diziam? Você, alguma vez, já fez papel de "maria vai com a outras"?

Aí começa a famosa "rebeldia adolescente".

Diferente do que pensam os que saíram dessa fase, adolescentes não se rebelam para incomodar. Para encher o saco. Para dar dor de cabeça. Batemos de frente com adultos não para gerar confusão, mas para mostrar que sabemos o que estamos fazendo. Que somos donos do nosso próprio nariz. Que não precisamos de ninguém nos dizendo o que fazer, porque somos plenamente capazes de agir por conta própria.

E não precisa ser adolescente para saber que isso tudo é balela.

Então juntem esses fatores. A rebeldia, a ingenuidade e a necessidade de demonstrar maturidade. Pensem numa criança agindo como se fosse adulta e responsável, mas sendo extremamente manipulável.

Agora pensem num senhor de 53 anos, todo "descolado", passando a imagem de romântico e zen. Ele aborda a adolescente de 16 anos num "rolê". Fornece bebidas, fala sobre memes e até finge gostar de Lady Gaga só para criar assunto.

Temos um conflito.

De um lado, a adolescente percebe (até de forma inconsciente) a chance de bater de frente com adultos. Afinal, é bem comum que pais queiram regular que tipo de rapazes (ou moças) seus filhos namoram. E apenas uma minoria deles aprovaria uma menina de 16 anos saindo com um homem de 53.

Por outro lado, ela é ingênua. Manipulável. Ela gosta de ser tratada dessa forma. Ele é mais maduro que os meninos de sua idade. E ele pode, de várias formas diferentes, tirar proveito da situação (e da garota).

Preciso continuar?

Adolescentes se envolvem com adolescentes. Adultos se envolvem com adultos. Uma relação entre adolescentes e adultos onde a diferença de idade é de quase 40 anos, me perdoem, mas não é certa ou saudável. E nós não precisamos falar de leis para saber disso.

(Tem um episódio de Modern Family em que a Haley sai com um homem de 40 anos para bater de frente com o Phil, mas eu não lembro qual é e estou com preguiça de procurar. Então, de encerramento, fica esse tweet brilhante:)