quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tudo incomoda mais durante as primeiras horas do dia

E isso é um fato inegável.

Esses dias eu estava tomando banho (4h da manhã, para variar), quando esbarrei no shampoo e ele caiu. No chão. E é incrível como o som foi umas duzentas vezes mais alto do que se eu tivesse derrubado a embalagem às 4h da tarde. De qualquer forma, eu derrubei o shampoo, e passei alguns segundos sem nem respirar para ter certeza de que não tinha acordado ninguém num raio de quarenta quilômetros.

Não, não tinha acordado.

Mas, mesmo se tivesse, eu tenho certeza de que essa reclamação não teria existido se eu tivesse feito barulho durante a tarde. Porque quando já é dia, as pessoas começam a ignorar sons que deveriam ser incômodos.

Outro dia eu estava no banheiro (adivinha? Sim, era madrugada) quando esbarrei no desodorante e ele caiu. Se você usa desodorante em spray, sabe o barulho desgraçado que a latinha faz quando cai no chão, especialmente se ela cair às 4h da manhã. Então, quando eu derrubei, já comecei as minhas preces para que ninguém tivesse acordado. Parei de respirar por alguns segundos para ver se alguém tinha acordado.

Sim, meu pai tinha.

Eu consegui ouvir ele se remexendo no cômodo ao lado, depois respirando profundamente e voltando a dormir. Esperei escutar o primeiro ronco para catar a latinha e sair do banheiro antes que eu quebrasse ele todo (e acordasse o condomínio).

Se você for parar para pensar, o barulho do desodorante caindo no chão não seria nada chato se não estivéssemos no meio da madrugada.


A verdade é que qualquer som é mil vezes mais alto durante as primeiras horas do dia, que é quando tudo está silencioso. O som do ronco do seu pai pode ser escutado da sala de televisão. O som da televisão da sua mãe pode ser ouvido do seu quarto. O som da sua irmã derrubando talheres na cozinha com certeza vai ser notado do último andar da casa. 

Eu realmente não sei o que o universo pretendia ao resolver fazer com que tudo fosse mais incômodo durante a madrugada, mas ele me prejudicou. Não porque eu gosto de quebrar a casa enquanto todos dormem, mas porque eu sou uma pessoa muito desastrada e é inevitável esbarrar nas coisas de vez em sempre quando. 

Talvez eu devesse ir dormir mais cedo. Isso resolveria uma pequena parte dos meus problemas.

Um comentário:

  1. Realmente, no meio da noite as coisas sempre parecem mais barulhentas e extravagantes. Mas eu adoro isso. Não o barulho, mas o silêncio absoluto da casa durante a madrugada. Também sou desastrada e vira e mexe derrubo um copo, tropeço na cadeira, deixo bater uma porta... Minha vantagem é que minha mãe dorme feito pedra, então mesmo quando eu passo a noite inteira gritando de rir no Skype com alguém, no dia seguinte ela ainda me pergunta: e aí, dormiu muito tarde ontem?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Cuidado com o palavreado.