sexta-feira, 18 de julho de 2014

Quando sua criatividade não funciona

Todo escritor sente a necessidade de escrever. 

Às vezes, a vontade chega de um modo completamente inesperado. Quando eu estou escutando uma música, por exemplo, e uma das palavras dela pisca na minha cabeça em luzes neon e única coisa que eu consigo pensar é "isso daria uma bela história". Também tem aqueles momentos em que algo super importante está acontecendo e eu só consigo pensar em como transformar a situação num texto para o blog. Ou, ainda, quando bate uma inspiração do nada e eu começo a digitar palavras aleatórias no teclado (mesmo que elas não façam sentido nenhum, o que ocorre frequentemente).

Seja de um jeito ou de outro, todo escritor sente a necessidade de escrever. O único problema é apenas vontade não nos leva a lugar algum.

Para escrever, a primeira coisa necessária é, sim, a inspiração. Depois, a vontade. E então, tempo e paciência de sobra (mantenha sempre potinhos com esses dois por perto, você vai precisar). Quando um desses itens não existe, a gente empaca.

Todo escritor já sentiu a necessidade de escrever, mas estava passando pelo que nós chamamos de "bloqueio criativo".

Diferente do que muitos leitores pensam, bloqueio criativo não é "desculpinha" nossa para atrasar as postagens. É algo muitíssimo real e que a ciência deveria estudar, porque pesquisas (minhas, que eu acabei de realizar com a minha imaginação) comprovam que a cada dez autores, onze sofrem de bloqueios criativos severos e se sentem um, perdoem-me pela expressão, lixo por isso.

Esse tal bloqueio é igual aos nossos parentes sem-noção. Ele não manda mensagem de texto avisando que está a caminho, não pergunta se você pode hospedá-lo e já chega com sete malas cheias de roupas para mostrar que não pretende ir embora tão cedo.

Num momento, tudo está ótimo. As palavras vão se formando na sua cabeça tão naturalmente que parece que sempre estiveram ali, e você, agilmente, coloca-as no papel ou teclado com a graça de uma borboleta. De repente, sua mão para de se mover. Sua mente não produz mais pensamentos, e você mal consegue focar no último parágrafo para conseguir retomar a escrita. Você permanece assim durante alguns segundos, até conseguir lembrar de informações básicas - qual seu nome, que dia é hoje e o que diabos você estava fazendo com esse documento do word aberto. Quando isso acontece, bate o desespero. Seu cérebro não está funcionando normalmente, porque não dá para escrever.

Simplesmente não dá.

E você lê e relê seu texto uma, duas, quarenta mil, setecentas e noventa e cinco vezes. Depois disso, dá uma pausa e vai beber água. Volta, lê suas últimas palavras novamente e percebe que não vai conseguir continuar. O desespero aumenta, misturando-se com ondas de tristeza, agonia e ansiedade. Após um longo suspiro, você desliga o computador, se joga no sofá e olha para o teto sem realmente ver nada, pois sua cabeça está nas nuvens. É um bloqueio criativo. E só Deus sabe quanto tempo ele vai durar.

Esse texto surgiu do item 27 da lista de "642 coisas sobre as quais escrever".

P.S.: Mudei o layout. O banner foi feito pela Rebeca, mas deve ser óbvio que não é meu porque ficou perfeito. Admitam.

6 comentários:

  1. Por Deus, eu sei exatamente como você se sente. Malditos bloqueios criativos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma das piores sensações do mundo?

      Excluir
  2. #Tamojunto! rs estou assim a quase um mês ... entre projetos e Tags não consigo escrever um texto decente... Também estou participando do projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus bloqueios também duram muito tempo! Tive um que me obrigou a pausar uma fanfic durante mais de um ano por não conseguir escrever.
      Ainda bem que criam esses projetos, né? Eles nos dão um empurrãozinho quando nada parece dar certo na hora de escrever...

      Excluir
  3. Desde o meu último comentário aqui (há poucos minutos) eu já li alguns textos postados recentemente. Quando troquei de página, me deparei com a primeira frase desse texto e não tive como continuar rolando o mouse. Eu tive que parar para lê-lo.

    "Todo escritor sente a necessidade de escrever." essa frase me pegou de jeito e agora ela tá martelando na minha cabeça, assim como todo o restante do texto, e me dando várias ideias pra escrever um post em cima disso (não se preocupe, se eu usá-la, vou creditar, haha).

    Acontece que eu me identifiquei tanto com esse texto e com todos os outros que eu li por aqui até agora que eu precisava comentar, de novo. Aquele sobre a sua nova rotina na escola e em como as coisas tão indo bem... Sua preocupação tardia com o começo das aulas... Cara. Para de tirar as ideias da minha cabeça e colocar aqui porque, caraca, é tudo o que eu tava sentindo e pensando.

    Enfim. Tô amando o blog.
    Daqui a pouco apareço comentando mais um post, haha...
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Fico feliz que você esteja se identificando com as coisas que eu falo aqui. Estou adorando seus comentários, não pare!

      Vou dar uma olhada no seu blog. Beijinhos ♥

      Excluir

Cuidado com o palavreado.