quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Time moved too fast

(Trecho de "You Are In Love" no título, porque esse blog ainda não homenageou Taylor Swift.)

Hoje foi o melhor dia de aula de todos os tempos. Descobri que passei em todas as matérias sem nenhuma recuperação para fazer (acho que é a última vez que isso acontece), fiz guerra de bolinha de papel (primeira vez que isso acontece e foi uma bolinha só, mas pelo menos posso contar aos meus [futuros] filhos que não passei do Fundamental sem fazer zona), comi mil salgadinhos/porcarias durante a aula de história (não levei bronca), tive aula com a melhor professora de Educação Física DO UNIVERSO pela última vez (agora eu choro de verdade), passei a minha última aula de português do ano assistindo O Auto da Compadecida (cinco estrelinhas, se pudesse eu dava mais) saí 15 minutos mais cedo e passei um tempão conversando e rindo com meus amigos no pátio (espero, de verdade, que não tenha sido a última vez).

Por outro lado, foi o último dia de aula de uma fase inteira. Quem já leu posts antigos, sabe que eu tenho 14 anos e estou (estava) no 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série). A partir de 2015, eu estarei no Ensino Médio (antigo Colegial, Científico, não faço ideia de como se chamava). Hoje, dia 27/11/2014, eu terminei meu último ano no Ensino Fundamental. O que significa que meus dias de não estudar e só ver séries no meu tempo livre acabaram.

Durante os últimos (pausa para contar) oito anos, eu passei por todo tipo de coisa. Saí de uma micro-escola que ia apenas até o Infantil 6 (último nível do Jardim de Infância e que agora virou 1º ano. Chega de explicações) para entrar num colégio gigante com mais de meio milhão de habitantes (há CIDADES menos populosas que esse lugar, sério mesmo). Me perdi diversas vezes durante o primeiro ano. Chorei, quis voltar para o antigo, matei aula em duas ocasiões para visitar (sério).
No meu segundo ano, conheci algumas de minhas amigas mais antigas (tecnicamente, uma delas eu reencontrei), com quem falo até hoje. Minha melhor amiga da época se mudou para Santa Catarina. Fiz novas amizades além daquelas que tinham vindo do Infantil/ano anterior, mas foi difícil passar o resto do ano sem ela.
No terceiro ano, fiz mais amizades que estão comigo até hoje. Acho que foi o melhor ano de todos (na escola).
No quarto ano, me "formei" no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Fiz uma viagem deliciosa com meus melhores amigos. Passei mal durante a noite e quase matei meus pais de preocupação, mas provavelmente era um misto de ansiedade com... Não sei, talvez fosse o peixe.
No quinto ano, entrei na quinta série e descobri que definitivamente não era de exatas. Me separaram de várias amigas, mas alguns continuaram na sala. "Conheci" (de novo, foi só um reencontro) minha melhor amiga, e mais a maioria das amigas atuais.
No sexto ano... Vou passar para o sétimo.
No sétimo ano veio a confirmação: exatas são o meu bicho de sete cabeças. Não tem jeito.
No oitavo ano eu decidi parar de estudar para virar atendente do McDonald's mais vezes do que posso admitir. Tive um gostinho maior do que é física e quase chorei (mentira, eu literalmente chorei) quando vi que não nasci pra isso. Tirei notas baixas em matérias que sempre fui muito bem, e passei raspando em várias delas (não em todas. Matemática, por exemplo, eu não passei. O que foi que falei sobre exatas?). E fiz a melhor viagem da minha vida com quase todas as pessoas da minha série.

Durante todo esse percurso, eu fiz muitas amizades e me afastei de gente que queria ter mantido por perto. Fiz algumas escolhas ruins, outras muito ruins (tipo me viciar em séries) e não consegui equilibrar com as boas escolhas. Gostei e desgostei de muita coisa, vi muita gente morrer, e várias pessoas nascerem. Ganhei um cachorro, um coelho e um irmão. Perdi apostas (não paguei nenhuma), ganhei algumas (não cobrei por medo de ser cobrada) e fui burra de não ter apostado em coisas que eu teria ganhado.

Não é a toa que se chama Ensino Fundamental. Aprendi lições fundamentais para a minha vida (escolar e vida de verdade), conheci pessoas fundamentais, visitei lugares fundamentais, e descobri que é fundamental sempre carregar um pacote de absorvente na bolsa.

Sempre.

Eu to falando sério.

Faltam pouco mais de dois meses para as aulas voltarem, mas a listinha de metas já está pronta. O primeiro item delas é: não deixar de ir para uma festa só por preguiça de me arrumar. Isso é tão minha cara que até dói.

Que os próximos três anos sejam tão bons quanto os últimos oito. Mas sem as partes tristes. Duh.


Vocês, que acompanham o blog (ou já leram, sei lá), sabe que eu costumo dividir meus posts de fim de ano em duas partes (a primeira com uma retrospectiva do ano e lista de metas que eu consegui cumprir [geralmente, nenhuma), a segunda com lista de metas para o ano seguinte). Como eu não sei em que nível estará a minha preguiça nesse mês de dezembro, não tenho como dizer se vou voltar antes do natal/ano-novo. Se eu não aparecer, que vocês tenham um ótimo verão (principalmente quem mora em Curitiba e só tem 2 semanas de piscina), férias maravilhosas, um Natal incrível assistindo ao show do Roberto Carlos (que, spoiler alert: terá as mesmas músicas tocadas em 2013. E em 2012. E em 2011. E em 1910...), ótimos "5-dias-inúteis-que-parecem-não-existir-quando-o-ano-acaba" antes da virada, e lá pelo dia 31 (de dezembro) eu dou as caras para reclamar da vida!

Não fiquem muito bêbados. Se ficarem, voltem para casa no carro de alguém sóbrio. Usem cinto de segurança. E passem nas recuperações, porque 9º ano pode até ser legal, mas fazer duas vezes já é demais.

2 comentários:

  1. Meu olho encheu de água com esse texto porque eu sou muito nostálgica e fiquei lembrando dessa fase. Sei que vai ser idiota, um conselho clichê de ~gente mais velha~ mas aproveite o seu colegial com toda as suas forças. Foi a melhor época da minha vida e eu sinto saudade de cada minuto. E não foi só depois que passou não: quando eu estava lá eu já tinha certeza que sentiria saudades. No primeiro dia de aula do terceiro colegial eu chorei, porque sabia que nunca mais teria um primeiro dia de aula de colégio. Faculdade é um mundo muito diferente. Aproveite seu colegial. Meu Deus, que saudade. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, tanta gente me fala isso, sobre esses três anos serem os melhores anos da vida... Espero que seja assim comigo, também. E fico feliz que você tenha aproveitado bem o seu colegial, vou fazer de tudo para que o meu seja incrível ♥
      Beijos!

      Excluir

Cuidado com o palavreado.