sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Kaleidoscope of loud heartbeats under coats

Inaugurando o novo (e temporário) look do Entrelinhas com um post sem pé, cabeça ou título (o trecho de Welcome To New York foi aleatoriamente selecionado após uma meia hora encarando a tela sem saber o que fazer). 

Estou passando, de novo, por aquele período da vida que eu gosto de chamar de "ela inteirinha" em que eu não sei o que quero fazer. 

Eu leio muito. Sobre profissões, sobre cursos, sobre tudo. Vejo relatos de pessoas que trabalham na área, que estão na faculdade ou que vão entrar nela em breve e mal podem esperar. Procuro, caço, e continuo achando que nenhuma delas é para mim.

Já quis Jornalismo. Acho as matérias incríveis, e o curso parece ser maravilhoso. Mas eu não consigo me imaginar sendo jornalista. Não consigo.

Já quis Medicina. A ideia de cuidar da vida humana me dá uma emoçãozinha, me faz perceber como essa carreira é importante e como deve ser bom ser médico. Mas já faz tempo que pensar em mim na sala de cirurgia não me dá nada além de preguiça.

Já quis Medicina Veterinária. Amo animais e amo o trabalho da minha irmã (que é veterinária), certamente é algo que eu consigo me imaginar fazendo. Mas não quero tanto assim. Pelo menos, não agora, enquanto escrevo esse post. Já quis e "desquis" várias vezes durante a semana.

Já quis Psicologia, Arquitetura, Biomedicina, Design Gráfico, Desenho Industrial, Artes Cênicas, Música. Já quis muita coisa e continuo procurando loucamente, mas nada do que eu encontrei até agora parece funcionar.

Espero que seja uma fase. Espero que eu acorde daqui a alguns meses (porque não posso me dar ao luxo de esperar anos) com uma ideia incrível na cabeça e que perceba que aquele curso foi feito pra mim. Espero que eu encontre a profissão ideal que me faça ter vontade de fazer alguma coisa. Espero poder entrar aqui, no final de 2017, e contar que passei no vestibular numa posição ótima e que a contagem regressiva para ingressar na universidade já se iniciou. 

Até lá, vou "respirar fundo, contar até dez e ouvir Taylor Swift até que todos os problemas desapareçam."

4 comentários:

  1. Infelizmente, decisões assim importantes não se tomam sozinhas.
    Você não vai acordar um belo dia, se olhar no espelho e ver ali refletida, durante alguns segundos, uma "você" mais velha, bem resolvida e com um carimbo escrito sua profissão na testa.

    Infelizmente essas dúvidas vão ser comuns e vão permanecer junto com você até mesmo quando estiver cursando uma faculdade porque decidiu que não dá mais pra esperar. Você pode começar um curso, trancar, começar outro, trancar... Pode ser na primeira, segunda ou décima tentativa, não vai ser fácil, mas um dia vai acontecer.

    Você vai se pegar cursando algo que gosta e mesmo que tenha aquela prova chata que parece impossível ou aquela matéria específica que a faça questionar "que porra eu tô fazendo aqui?", em algum momento você vai sentir que está onde deveria estar.

    Eu admiro tanto - e queria tanto ser - aquele tipo de pessoa que simplesmente sabe. "Quero ser médica. Desde os 10 anos eu sei disso. Tô cursando medicina e tô, ó, feliz pra caceta". Ou então: "eu pensei em ser médica, advogada, jornalista... acabou que me encontrei em Veterinária. E hoje eu sou apaixonada pelo que eu faço". Bá, eu me pegava olhando pra pessoas assim e chorava sangue. Porque eu nunca soube. As pessoas diziam "calma, um dia a resposta vem"... Acabou que eu comecei odonto meio que só pra não ficar parada. Tranquei um semestre, pensei, de novo, no que eu gostaria de me matricular, e acabei voltando e tô amando.

    Por isso eu digo: não vai aparecer uma resposta mágica quando você menos esperar. Mas nada impede você de tentar. Sei que na teoria isso é muuuuito mais fácil, mas a beleza da vida é experimentar. Se você não gostar, parte pra outro curso, outro rumo. No meio desse caos, vai aparecer o seu porto seguro. Isso eu posso garantir.

    ps: desculpa dar pitaco em um assunto tão pessoal assim. é a primeira vez que vejo aqui e não sinto ~ intimidade ~ o suficiente pra falar tudo isso, mas eu te entendo. Eu passei por isso e precisava deixar minhas palavras de solidariedade.

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras de solidariedade são mais que bem-vindas aqui!

      Eu já imaginava que a ~ maior decisão da minha vida ~ não seria tomada de um dia pro outro. Por mais que eu queira (e espere) que ela se tome sozinha, sei que vou ter que pesquisar muito e insistir muito para conseguir encontrar meu caminho. Mas fico feliz que você tenha se sentido da mesma forma que eu, não estou sozinha nessa hahaha

      Beijos!

      Excluir
  2. Já passei por essa fase e ainda passo, na verdade. Apesar de estar prestes a ingressar na loucura que é a vida universitária, toda a ansiedade poder se transformar em frustração me assusta, mas lá vou eu, dar a cara a tapas para descobrir se é isso que realmente quero. A gente só pode saber arriscando. Espero que encontre seu caminho, beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou quase encontrando o meu caminho, espero ter feito a escolha certa. Realmente, só sabemos se vamos gostar quando as aulas começarem. Beijos!

      Excluir

Cuidado com o palavreado.