quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

... Feliz ano novo.

Feliz ano novo, pessoal!

Percebi que a retrospectiva de 2016 causou uma pequena confusão em leitores novos, então vou explicar um pouquinho para esclarecer as dúvidas. 

Desde 2016 eu tenho o costume de fazer um especial de ano novo composto (normalmente) por dois posts: Adeus ano velho e Feliz ano novo. No segundo eu estabeleço metas para o ano e no primeiro eu faço uma retrospectiva retomando aquelas metas presentes no primeiro post do ano. Na retrospectiva do ano passado eu notei que algumas pessoas acharam que aquelas eram minhas metas para 2017, mas eu estava apenas retomando as feitas para 2016, mesmo.

Quem quiser ver mais desse especial, pode só entrar na tag. Aviso aos navegantes: não é uma boa ideia ler o de 2012. Não me façam dizer i told you so.

Agora vamos ao que interessa.

Essa lista de meta foi bem mais complicada do que as antigas. Todo ano esses dois posts ficam prontos em meados de dezembro, porque eu sou a mulher mais ansiosa do mundo e não aguento esperar até a virada pra começar a pensar no ano seguinte. Acho que 2016 foi tão cansativo e pesado que eu passei tempo demais descansando e esqueci que o dia de amanhã ia chegar.

Fiquem com minhas lindas metinhas para o que eu espero ser o melhor ano da minha vidinha.


2. Falar menos, fazer mais

3. Não deixar que a ansiedade pré-vestibular me consuma

4. Não desistir de nada em função do vestibular

5. Me divertir

Decidi deixar simples porque sei que coisas concretas demais não fazem a devida diferença. Você pode ler x livros, beber y litros de água por dia e fazer cronograma capilar; nada disso vai contar. Não é disso que você vai lembrar daqui a 10 anos, quando resolver pensar nos tempos antigos. 

Uma coisa que 2016 me ensinou (talvez um pouco tarde demais), é que experiências contam muito mais do que coisas cotidianas. Aquelas horas que você passava na cadeira na aula, e as conversas que você tinha todas as manhãs com as mesmas pessoas, infelizmente, não vão ficar pra sempre. O retiro que vocês fizeram no meio do ano vai. O voluntariado de janeiro vai. A viagem de novembro vai.

A gente passa tempo demais tentando construir memórias no dia a dia, mas as memórias que ficam são as que a gente faz sem querer querendo. São as experiências diferentes, justamente o que sai do cotidiano, que nos marcam pra sempre.

Não vou colocar como uma meta, mais como algo que eu espero para esse ano: simplicidade. Que a gente possa fazer o que está no nosso alcance e não tente ultrapassar nossos limites.

Um bom 2017 a todos!
 

7 comentários:

  1. Eu discordo, acho que desejar coisas concretas são lembradas sim, podem ser até coisas bobas, mas se você deseja, essa coisa importa o bastante para que você não esqueça. Uma meta do meu ano de 2017 é ler 60 livros, e eu com certeza vou me lembrar disso e me orgulhar porque consegui chegar ao meu extremo e ler o tanto que queria.
    Mas não to criticando, só to mostrando meu lado kkk acho legal você pensar assim, realmente existem muitos momentos na minha vida muito bons que não foram planejados, mas pra realizar sonhos o planejamento é indispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava me referindo às minhas metas passadas hahaha eu coloco coisas como fazer mais exercícios, beber mais água... ESSE tipo de meta concreta demais, sabe? Era disso que eu estava falando.
      Mas entendo seu lado também 😊
      Beijão!

      Excluir
  2. Eu super concordo contigo rs. A gente não vai lembrar do bendito cronograma capilar daqui a dez anos. Ele não é uma meta, é apenas uma tarefa que podemos e devemos colocar em prática mais vezes, não por obrigação, mas pela própria saúde. As metas, essas que tanto queremos realizar até os fogos do ano que vem, são aqueles sonhos menores, como falar menos e ouvir mais, simplificar as coisas, passar no vestibular. Sei lá, coisas que parecem bobas, mas que nos moldam a medida em que crescemos e amadurecemos. Amei o post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi isso que eu quis dizer! Pelo meu post de retrospectiva dá para ver que minhas metas eram bem concretas, e elas não fizeram diferença. Não foram uma conquista, sabe? Não foi algo que me mudou. Esse tipo de coisa a gente acaba fazendo por fazer, não é nada que nos obrigue a mudar, a lutar. Abandonei as metas concretas definitivamente, deixa elas pra quando eu começar a academia HAHAHA
      Obrigada ❤
      Beijão!

      Excluir
  3. Você acabou de me definir com essas metas, esse ano eu vou para o 3° e esse negócio de vest está me consumindo muito, mas no final sei que os vestibular não vai definir quem sou (nem a você). Enfim, boa sorte com as metas!
    garotasdetokyo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente. Vestibular, ENEM, tudo isso começa a apitar na nossa cabeça desde o primeiro ano mas piora muito com a chegada do terceiro. Semana que vem saem os aprovados na segunda fase da UFPR e eu já consigo prever os posts, textões, as threads no twitter falando sobre vestibular, dando dicas para nós, vestibulandos... Tá tão perto.
      Boa sorte para você também!
      Beijão.

      Excluir
  4. Meu ano de vestibular foi uma loucura, minha vida familiar tava tão tensa que eu preferia ficar morrendo de estudar do que lidando. rs
    Mas espero que dê tudo super certo! Acredito que a melhor coisa para essa fase da vida é entender que se desesperar e estressar não resolve, vai com calma e se dedique. <3

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir

Cuidado com o palavreado.