domingo, 29 de novembro de 2015

[TAG] Hábitos de Leitura

As últimas duas semanas foram um balde de lama fedida jogado em cima da minha cabeça. Muitas provas, trabalhos, estresse e machucados (não se preocupem, já estou me recuperando) vindo todos de uma vez só. Nunca imaginei que pudesse ficar tão desesperada pelas férias quanto eu fiquei nesse mês de novembro.

Mas, como sempre, comecei a autossabotagem lá em fevereiro e agora estou colhendo seus frutos: duas semanas a mais de aula para recuperar minhas notas. Queria estar viva para dizer que queria estar morta.

Só contei isso tudo para não perder o costume de começar o post com algo que não tem nada a ver (e para justificar possíveis sumiços, já que tanta coisa ruim drena nossa criatividade/vontade de viver). Essa é a primeira vez que respondo uma tag no Entrelinhas, e confesso que esperava algo maior. Roubei da Beca e indico para todo mundo. Quem fizer, deixa o link nos comentários para eu ler e amar.
1. Quando você lê?
Depende do que for. Eu leio histórias (tanto fanfics quanto originais) quase todos os dias pelos sites Nyah! e Universo Paralelo - aliás, recomendo bastante. Matérias e notícias, mais raramente, mas pelo menos algumas vezes na semana. Livros eu costumo ler só durante as férias, porque em épocas de aula meu cérebro e eu não funcionamos pra nada que não seja school-related.  
2. Você lê apenas um livro de cada vez?
Sim, sempre. Quando me vicio num livro, passo horas lendo todos os dias até terminar. Não dou conta de fazer isso com duas histórias diferentes.
3. Qual seu lugar favorito para ler?
Tenho três: meu quarto, por ser muito confortável; a sala, porque o sofá é grande e eu posso até virar duas se quiser; e a varanda, porque é muito iluminada e fica perto da cozinha.
4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme?
Eu sempre leio o livro primeiro, porque gosto de ter uma base da história para contextualizar o filme. Todo mundo sabe que não dá para colocar tudo do livro na sua adaptação, então algumas cenas e diálogos são perdidos - e isso pode até prejudicar um pouco no entendimento da história.
Em A Pedra Filosofal, por exemplo, o filme mostra de forma bem corrida as chegadas das cartas ao Harry, Hagrid o encontrando e a ida do menino a Hogwarts. Fica tudo muito fora do normal, porque dá a impressão de que Dumbledore só lembrou do Harry alguns dias antes do começo do ano letivo e teve que correr contra o tempo para encontrá-lo e levá-lo à escola.
No livro, Harry recebe as cartas ao mesmo tempo que todos os outros alunos - quase um mês antes do início do ano. Isso nos deixa perceber melhor o que os tios pensam sobre aquilo, como Harry se sentia a respeito e de que forma a notícia de ser um bruxo modificou sua vida.

5. Qual formato de livro você prefere?
Físico. Só li um e-book e detestei. Levei um mês inteiro para consegui terminar, tive muitas dores de cabeça e me distraí muito.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Não. De vez em quando eu faço anotações sobre os livros (aconteceu muito enquanto eu lia a saga Fallen), mas não posso chamar de hábito.
7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
LÓGICO! Tem que deixar meu quarto bonito, de coisa feia basta eu.

Lembrando que todo mundo pode (e deve) fazer a tag, e eu agradeceria se linkassem os posts nos comentários. Quanto mais gente, melhor.

3 comentários:

  1. Como de praxe, suas desculpas esfarrapadas culpando a pobre era da escola.
    Imagino quando entrar na faculdade como não vai ser. Entrelinhas pegando teia de aranha. Falo nada hein, encherei seu saco dia após dia para postar.
    Não conhecia esse Universo Paralelo mas já cliquei para descobrir o que é.
    E sobre ler o livro antes do filme, não tem nada melhor do que ter feito isso e chegar no cinema falando pros seus amigos "nossa ta tão diferente, nossa isso nem era assim no livro, no livro tava bem melhor blablabla" sim eu sou esse tipo de chata.
    Gostei de como respondeu u.u
    Beijos amorzão

    PS: RESPONDA MEU(SSSSSS) COMENTÁRIO(SSSSSS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou essa chata só em casa, porque no cinema eu to muito ocupada surtando.
      Beca, my love, a culpa é sempre da escola. E na faculdade, vai continuar sendo da escola. Quando eu estiver bem velinha, tipo com uns 35 anos, a culpa ainda vai ser da escola. Nunca vai parar de ser da escola.
      PS: TO RESPONDENDO!!!!!!

      Excluir
  2. Ei flor :)
    Já respondi esse meme uma vez, em vídeo, mas tem um tempão, hahah. Ele vive sendo ressuscitado por aí. Assim como você, não consigo me acostumar com e-book. Uma vez cheguei a pensar em comprar um kindle, mas fui mexer no da minha amiga antes pra ter uma ideia e odiei a experiência. Podem me chamar de retrógrada, mas não me acostumo com aqueles botõezinhos. Livro pra mim é de papel, hahaha.
    Sobre o seu comentário no meu blog: infelizmente tem muita gente que acha que discurso de ódio cabe dentro da liberdade de expressão... Assim caminha a humanidade...
    Beijos! <3

    ResponderExcluir

Cuidado com o palavreado.