sábado, 19 de dezembro de 2015

Stop romanticizing abusive relationships 2k16

Depois de dois anos de espera, finalmente me rendi a Belo Desastre. E tenho apenas três palavras para representar o que senti durante toda a leitura: PARA. SÓ PARA.

Li achando que ia ter uma explicação pra essa capa, mas não teve. A imagem foi escolhida aleatoriamente, mesmo.
Não continuem a ler o post se não tiverem terminado o livro e quiserem evitar spoilers. Teje dito.

Abby e Travis são exatamente aquele tipo de casal que mais está em alta nos livros e fanfics de hoje em dia. Romantiquinhos, melosos, cheios de tretas, que terminam e voltam o tempo todo mas sempre ficam felizes no final. Me lembraram um pouco Bella e Edward, principalmente em Lua Nova (quando o Edward decide terminar o namoro e a Bella começa a se colocar em situações de risco só pra ter uma alucinação com ele. Quão romântico e nada problemático isso não é, certo?).

Primeiro, o Travis é completamente louco e dependente dela. E com completamente louco, eu não estou exagerando. Travis se diz totalmente apaixonado por ela desde o primeiro mês, faz duas (!!) tatuagens em homenagem a ela quando eles estavam juntos há cerca de três meses, fala em casamento no mesmo dia que mostra as tatuagens, quebra a cara de qualquer um que ouse falar dela, ameaça qualquer um que ouse falar com ela, quebra os móveis quando acorda e não vê ela na cama, faz cena quando eles terminam. Aliás, não foi uma única cena. Ele fez duas ceninhas e deixou a faculdade inteira a par do relacionamento dos dois (mas ai de quem se metesse, ele partia pra porrada).

Travis é ciumento, possessivo e tem muitos problemas de raiva. Além de ter uma dependência tão grande (emocionalmente falando) que, como ele mesmo disse, não é capaz de dormir, pensar, comer... Nada, quando os dois não estão juntos. O relacionamento deles (chamado de "desastre" por uma das personagens, taí o título) é tão tóxico que todos percebem e apontam, mas Abby e Travis preferem ignorar e seguem estragando um ao outro e a todos que estão ao seu redor.

Isso quando, é claro, os dois não estão fazendo cagadas e sendo apoiados um pelo outro. Tipo quando Travis resolve bater num moço e Abby o incentiva, porque era para "defender a honra dela". É. Se você quer bater no carinha que está fazendo comentários nojentos a seu respeito, vá em frente. Mas mandar o namorado fazer seu trabalho sujo? Amiga... Stand up for yourself.

Mas eu não queria (só) falar mal do livro. Não é para isso que eu estou aqui.

Estou aqui para pedir que isso acabe.

Gente, depender completamente de uma pessoa (emocionalmente falando) não é certo, tampouco saudável. Depositar toda a sua autoconfiança e bem estar nas mãos de um namorado ou uma namorada que você recém começou a sair não acaba bem. Aceitar o comportamento abusivo e violento do seu namorado (e, pior, incentivar) não é romântico. Gente, uma relação que apenas corrói os membros, traz à tona tudo o que há de pior em ambos e afeta até mesmo as pessoas que convivem com eles não é ideal

Já passou da hora da gente parar de encarar esses "romances" como sonhos de consumo. Na vida real, eles geralmente acabam de duas formas: num término péssimo ou em assassinato. E eu, mais uma vez, não estou exagerando.

Belo Desastre é só mais um exemplo de romances abusivos que as pessoas acham bonitinhos. Temos também Crepúsculo, 50 Tons de Cinza, After (aparentemente, nunca li para saber mas só ouvi coisa ruim) e eu poderia nomear mais umas 10 fanfics, mas aí já fica demais. Para 2016, deixo um apelo: PARA GENTE POR FAVOR NÃO AGUENTO MAIS.

4 comentários:

  1. Sim, por favor!
    Por menos idealização desse tipo de relacionamento. Dizer que morreria pelo outro não é legal, tampouco amor. Enquanto existirem livros, filmes, etc que difundam esse tipo de ideia, porque nem sempre quem lê tem o discernimento de "isso é um exemplo do que NÃO fazer". Especialmente no caso de livros para o público mais jovem, a galera vai crescendo achando isso bonito. =P
    Não bastasse ser algo prejudicial, acho que é algo bem chato em termos de enredo. Os personagens poderiam ser tão cheios de facetas e alguém vai lá e cria personagens emocionalmente dependentes. Que desserviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Já perdi a conta de quantas meninas eu vi dizendo que querem um namorado que nem o Travis. Dói o estômago saber que livros assim fazem tanta influência nas pessoas.
      E é, é extremamente chato. Ao invés de ter história, nós só temos uma lenga-lenga que dura quase 400 páginas. Precisa ter muito fôlego pra ler esse livro até o fim.

      Excluir
  2. Caralho, não poderia concordar mais com esse post, amiga.
    Não aguento mais, no mundo das fanfics isso é ainda mais intenso.
    Como se não fosse o bastante, está na moda romantizar estupro. A justificativa da maioria é que é ficção e pode tudo. Acontece que essas ficções inspiram muitas jovenzinhas. Basta olhar Crepúsculo e 50 tons, onde milhares de mulheres suspiram e buscam por um Edward ou um Grey na sua vida.
    Pelo amor de *entidade aqui*. Obrigada pelas palavras.
    Tão madura, ai que orgulho ♥
    Te amo beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não aguento mais.
      Te amo ♥ obrigada pelo apoio

      Excluir

Cuidado com o palavreado.