quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Precisamos falar sobre adolescência (e as tentativas de corrompê-la)

É de conhecimento geral a declaração polêmica feita pelo (agora) ex-BBB Laércio a respeito de namorar meninas de 16 e 17 anos. Na casa, a única participante a falar algo sobre isso foi Ana Paula, fato que não foi bem-recebido por quase ninguém de dentro (e fora) do programa.

Eu obtive dois tipos de reação quando contei esse fato para as pessoas. Algumas me disseram "que nojo, ele é pedófilo"; e outras responderam "e ele gostar de mulher mais nova o torna pedófilo?" (infelizmente, não, eu não respondi que uma das "mulheres mais novas" tem a minha idade).

Não sei se é porque adultos gostam de fingir que nunca foram adolescentes e preferem ignorar a parte do cérebro que lembra como era a fase, ou se é porque eles realmente não lembram como era, mas o negócio é: ninguém parece se tocar de como isso afeta as meninas em questão.

(Friendly reminder: o que eu estou prestes a fazer não é uma análise psicológica profissional, apenas uma análise feita por alguém que está passando pela adolescência e sabe qual a sensação.)

Adolescência é uma fase de transição. Ao mesmo tempo que ainda temos uma cabeça um tanto quanto infantil, sentimos a necessidade de agir com uma maturidade que às vezes nem mesmo existe. Essa necessidade não parte unica e exclusivamente de nós. Ela surge quando tudo ao nosso redor cobra de nós um comportamento mais maduro.

Começa a cobrança para pensar no futuro. Vestibular, ENEM, faculdade. Emprego. O que você quer ser quando crescer? O que pretende fazer quando sair da escola? Se não souber, eu te indico uns testes vocacionais. Você vai à feira de profissões desse ano? Você combina com Direito. Você devia fazer arquitetura. Tem certeza? Medicina não faz muito sua cara, não. Quer ser professor? Isso não dá dinheiro. 

É cobrado de um adolescente de 17 anos que ele saiba o que pretende ser durante o resto da sua vida. Um adolescente, que ainda precisa estar acompanhado de um maior de idade para entrar em alguns shows e festas. Que ainda precisa de autorização para viajar. Que precisa pedir permissão para ir ao banheiro.

Essa cobrança faz com que o adolescente sinta que precisa se mostrar maduro. Precisa mostrar que é adulto, resolvido e dono da própria vida, que sabe o que está fazendo e sabe como agir e lidar com as consequências. Mas, como eu já disse ali em cima, é uma fase de transição. A cabeça infantil ainda está presente.

Durante a sua adolescência, pense em quantas vezes você não foi influenciado por outras pessoas. Seu posicionamento político partia das suas próprias pesquisas ou da opinião dos seus pais? Você costumava gostar (ou desgostar) de alguém com base no que terceiros te diziam? Você, alguma vez, já fez papel de "maria vai com a outras"?

Aí começa a famosa "rebeldia adolescente".

Diferente do que pensam os que saíram dessa fase, adolescentes não se rebelam para incomodar. Para encher o saco. Para dar dor de cabeça. Batemos de frente com adultos não para gerar confusão, mas para mostrar que sabemos o que estamos fazendo. Que somos donos do nosso próprio nariz. Que não precisamos de ninguém nos dizendo o que fazer, porque somos plenamente capazes de agir por conta própria.

E não precisa ser adolescente para saber que isso tudo é balela.

Então juntem esses fatores. A rebeldia, a ingenuidade e a necessidade de demonstrar maturidade. Pensem numa criança agindo como se fosse adulta e responsável, mas sendo extremamente manipulável.

Agora pensem num senhor de 53 anos, todo "descolado", passando a imagem de romântico e zen. Ele aborda a adolescente de 16 anos num "rolê". Fornece bebidas, fala sobre memes e até finge gostar de Lady Gaga só para criar assunto.

Temos um conflito.

De um lado, a adolescente percebe (até de forma inconsciente) a chance de bater de frente com adultos. Afinal, é bem comum que pais queiram regular que tipo de rapazes (ou moças) seus filhos namoram. E apenas uma minoria deles aprovaria uma menina de 16 anos saindo com um homem de 53.

Por outro lado, ela é ingênua. Manipulável. Ela gosta de ser tratada dessa forma. Ele é mais maduro que os meninos de sua idade. E ele pode, de várias formas diferentes, tirar proveito da situação (e da garota).

Preciso continuar?

Adolescentes se envolvem com adolescentes. Adultos se envolvem com adultos. Uma relação entre adolescentes e adultos onde a diferença de idade é de quase 40 anos, me perdoem, mas não é certa ou saudável. E nós não precisamos falar de leis para saber disso.

(Tem um episódio de Modern Family em que a Haley sai com um homem de 40 anos para bater de frente com o Phil, mas eu não lembro qual é e estou com preguiça de procurar. Então, de encerramento, fica esse tweet brilhante:)


4 comentários:

  1. Olha, sinceramente, todo esse episódio do Laércio me deu nos nervos de uma maneira que eu não consigo quantificar. Pleno 2016 e eu fiquei tempos votando pra ele sair, porque só a ideia dele pagando de bonzinho me dava nojo.

    O que me desgraça a cabeça é esse povo que se ofende por duas mulheres ou dois homens se dando um selinho na novela, mas acha ok um cara de 53 com uma guria de 16. O amor não tem idade, eles dizem. Afinal, com 16 a pessoa com certeza já sabe o que quer (eu jurava que queria usar salto, ir pra festa eletrônica e beber tequila), mas ela só sabe o que quer desde que hétero. Vai lá com 16 anos dizer que é gay pra ver se o rebuliço não vai ser grande.

    Fiquei super contente que esse cara de merda foi eliminado, mas fiquei triste com a reação de muita gente.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Você escreve bem pra caralho. Especialmente nessas críticas e tudo mais. Eu sinceramente, não consigo ser tão boa com as palavras e debater saudavelmente. É a vida.
    E eu concordo contigo, como em 99% das vezes (o outro 1% ainda ama a seleção). Me tira do sério é ver as pessoas defendendo esse cara. É ele ainda não estar preso. E centenas de outras coisas que a Globo faz parecer cotidiano, banal, irrelevante. Argh!

    Beijo
    amo você

    Ah, e afinal, te indiquei para uma tag lá no Café:
    http://www.cafedebeiradeestrada.com.br/2016/02/tag-descobrindo-novos-blogs.html

    ResponderExcluir
  3. Um homem desse( se é que a gente pode chamar de homem) só tem uma coisa em mente: manipular, tirar vantagem e sair por cima. Por que? Por que ele não pode fazer isso com uma mulher da idade dele. Uma mulher da sua faixa etária é madura demais pra ver as conversas esfarrapadas de longe. Pra mim ele é o homem que nunca amadureceu. Que não aceitou que certas coisas passaram. Ele é o homem que estar querendo compensar e ficar bem na fita de qualquer jeito. Se quisesse namorar uma de 35-40, dava até pra entender, mas namorar com alguém que tem idade de ser neta dele é um pouquinho demais. Fazer o quê cidadão?


    Querido Deus,obg por me exportar!

    ResponderExcluir
  4. Nem vejo BBB, mas soube da polêmica. Também não acho saudável essa relação; não por conta de pedofilia, mas por causa da diferença de idade. Se mulheres adultas já são manipuladas por homens da mesma idade delas, imagina uma adolescente com um quase idoso. Não é saudável.

    ResponderExcluir

Cuidado com o palavreado.