sexta-feira, 17 de março de 2017

Amor não é apenas gratidão. Favor não confundir.

Obs.: O post não é especificamente sobre The Vampire Diaries, mas eu uso como exemplo.

Obs. 2: Pode conter spoilers de todas as temporadas da série. Se você não viu até o fim e não quer saber o que acontece, leia o texto de olhos fechados.

Obs. 3: Eu sei que nos livros nem existe Delena e que na série, não fosse pela saída prematura da Nina, Stelena seria endgame. Mas não foi, né? Então nada de fanboyzar nos comentários.

Obs. 4: TVD à parte, temos spoilers de 500 Days of Summer para dar e vender. Não sei se ainda existem pessoas que não sabem como o filme acaba (acho que isso não é possível), mas tá aí o aviso.


Ao longo desses oito anos de The Vampire Diaries, sempre houve uma rixa enorme entre quem shippava Elena com o Stefan e quem gostava dela com o Damon. O triângulo amoroso foi explorado na terceira temporada, começo da quarta e teve seu fim definitivo na quinta, quando explicações foram dadas e Stelena passou a conviver apenas como os bons amigos que eram.

Dentre os argumentos dos que torciam pelo Stefan, além da justificativa dos livros e de Delena ser "fanservice" (a gente sabe, mores), estava a persistente ideia de que o Stefan fazia de tudo pela Elena e ela era cega por não perceber isso.

E era exatamente aí que eu queria chegar.

Deixando de lado o paralelo com TVD, existe um filme que retrata bem o ponto que eu estou tentando fazer. Em 500 Dias com Ela, Tom e Summer vivem um relacionamento um tanto complicado em que cada um queria algo diferente. Tom era completamente apaixonado por ela e buscava constantemente um algo a mais. Summer não queria o algo a mais e gostava dele, só não tanto assim.

Quando as coisas começam a ficar sérias demais, o relacionamento desandou. Summer ficou completamente infeliz ao ceder para dar ao Tom o que ele queria. Apesar do filme mostrar isso, que alguns casais simplesmente não são meant to be, ainda existem fãs que acreditam que eles deveriam ter ficado juntos no final.

Agora voltamos para Vampire Diaries.

Stefan, sim, sempre fez de tudo pela Elena. Ele moveria montanhas se ela precisasse. Mas por que isso significa que ele era o único que amava ela e, portanto, que Elena era quase que obrigada a ficar com ele?

Qualquer um faz sacrifícios pelas pessoas que ama e, pasmem, muitos fazem sem esperar algo em retorno. Stefan nunca se sacrificou por ninguém porque queria a gratidão dos outros, e sim porque era parte da personalidade dele. Tudo o que ele fez pela Elena (e pelo Damon, diga-se de passagem) foi por amor a eles.

Elena nunca foi obrigada a ficar com o Stefan pelo que ele sentia por ela ou pelo que ele fazia por ela, assim como a Summer também não era. Gratidão e amor não são necessariamente a mesma coisa. Amor e paixão não precisam andar juntos. Você pode amar alguém por quem ela é e pelo que ela faz, mas isso não te obriga a estar apaixonada também. Não existe um Contrato Universal dos Apaixonados que te obrigue a permanecer apaixonada pelo cara só porque ele criaria unicórnios com as próprias mãos pra te fazer feliz.

A verdade mais clichê de todas é que não se manda no coração. A gente não escolhe a dedo por quem vai se apaixonar, e a gente também não controla quando isso vai acontecer. Elena não conseguiu se obrigar a parar de amar os dois irmãos, e não pôde fazer nada quando percebeu que já não estava apaixonada por um deles. E a Elena (tirando todas as partes sobrenaturais e o excesso de tragédias) pode ser qualquer um de nós.

O que eu quis dizer com tudo isso é: ninguém é obrigado a nada. A ideia de que mulheres devem ficar com o cara legal, maneiro, sensacional que faz de tudo por elas é ultrapassada. O pensamento de que o cara legal, maneiro, sensacional que faz de tudo pela mulher só para levá-la para a cama chega a ser desprezível. Sacrifícios por amor devem ser feitos por amor, não por interesse. Afinal, é um sacrifício, não é? Se fosse para conseguir algo em troca a denominação correta seria negócio.

Desejo de todo o meu coração que essa história de querer obrigar a mocinha a ficar com o mocinho porque parece o certo seja colocada para trás. É fofo, é romântico e tudo o mais, mas não é real. Chega de culpar a menina por ter se apaixonado "errado", né? As coisas acontecem como elas devem acontecer. Não existe um interruptor no coração que te permite desligar e ligar seus sentimentos de acordo com o que você pensa ser o mais inteligente a se fazer. 

A gente tem a sorte de poder se apaixonar e quebrar a cara, não vamos desperdiçar isso tentando controlar sentimento com razão. 

4 comentários:

  1. precisava muito ler isso! me sinto como a summer nesse 2017, e me culpava por algo que só evidencia minha liberdade e sinceridade em sentimentos e ações. não vejo tvd ou qualquer outra série, mas gostei muito de seu ponto de vista. espero ler mais textos seus!

    beijo

    Helen
    um velho mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que meu texto tenha te ajudado em algo <3 o blog estava meio abandonadinho, mas pretendo escrever mais alguns sim.
      Beijão!

      Excluir

Cuidado com o palavreado.